Lançamento do livro “Pista para Co-mover” acontece neste sábado (23)

por Vendo Teatro
0 comentário

Foto: Divulgação

Por Paulo Ricardo Mendes

Neste sábado será lançado no Vapor Cozinha Afetiva, no Recife, o livro “Pistas para Co-mover”, de autoria de Liana Gesteira e Everton Lampe, pesquisadores e artistas da dança. A obra literária, fruto do trabalho acadêmico dos dois, visa ampliar o conhecimento acerca dos mais variados processos coletivos de criação de danças feitas no Brasil, a partir das criações artísticas brasileiras e sobre seus contextos, seus modos de fazer arte e suas implicações estético-políticas para o campo da dança. O livro custará R$ 20,00 (vinte reais) e o lançamento será aberto ao público e terá a presença de intérprete de libras.

De acordo com Liana, a ideia do livro surgiu em 2020 após algumas conversas realizadas com Everton. “Somos pesquisadores e artistas das artes cênicas e temos em comum nas nossas pesquisas o interesse sobre as coletividades nas artes, seus modos de criar, suas éticas e estéticas. Buscamos sempre referências de modos de organização em coletividade que não tenham atitudes opressoras e que encontram maneiras de se relacionar mais horizontais, respeitosas entre si e acolhedoras. Somos amigos e parceiros em projetos artísticos desde 2018. De lá para cá já desenvolvemos juntos o livro, residências e trabalhos conjuntos de escritas acadêmicas”, explica.

Depois do lançamento, o livro será distribuído para instituições de pessoas com deficiência visual e 100 exemplares serão doados para instituições de ensino das artes da cena e instituições culturais do País. Além disso, mais 100 unidades serão destinadas para escolas da rede pública de ensino e para bibliotecas públicas de Pernambuco. A publicação foi viabilizada a partir de recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE).

Segundo Lampe, a obra literária traz reflexões e provocações para os leitores, com a ideia de mover junto, se inquietar e dançar coletivamente. “Em relação ao nome do livro, a palavra ‘pista’ tanto pode remeter a dica, indício, vestígio, como também faz alusão ao espaço em que podemos dançar, como uma ‘pista de dança’. E a palavra ‘co-mover’ pode ser entendida como mover junto ou como afetar alguém”, justifica. A publicação conta com um posfácio escrito por Conrado Falbo (PE) e tem edição assinada por Rodrigo Acioli, da Titivillus Editora (PE).

ICHA TÉCNICA:
Livro “Pistas para Co-mover”
Autores: Everton Lampe e Liana Gesteira Costa
Posfácio: Conrado Falbo
Edição: Conrado Falbo, Everton Lampe, Liana Gesteira Costa e Rodrigo Acioli.
Projeto gráfico, diagramação e capa: Rodrigo Acioli
Revisão: Conrado Falbo e Gilberto Clementino Neto
Coordenação Editorial: Liana Gesteira Costa 
Assessoria de Imprensa: Alcateia Comunicação e Cultura 
Assistência de Produção: Paloma Granjeiro

SERVIÇO – LANÇAMENTO:
Data: 23 de março (sábado)
Horário: 19h30
Local: Vapor Cozinha Afetiva (@vaporcozinhaafetiva )
Endereço: Rua Capitão Lima, 210 – Santo Amaro – Recife
*Haverá interpretação em Libras
*O evento será gratuito e aberto ao público
*O livro custará R$ 20,00

0 comentário
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Related Posts