Oficina gratuita e on-line de figurino e maquiagem

por Vendo Teatro
0 comentário

Por Zé Lucas Bastos

As inscrições para a Oficina de Introdução à Maquiagem e Figurino Teatral  estão abertas até o dia 20 de janeiro. As aulas serão gratuitas e acontecerão remotamente através da plataforma de videochamada Google Meet, entre os dias 25 e 28/01, das 14h às 18h. Para ser um dos 20 alunos, basta solicitar a ficha de inscrição através do e-mail oficinamaquiagemfigurino@gmail.com. É interessante lembrar que as aulas, que contarão com intérprete de Libras e audiodescrição, são voltadas não só para profissionais das Artes Cênicas como também para o público em geral. Ou seja: você tem interesse em uma das áreas ou nas duas? Já é profissional da área, mas quer se reciclar? É ator ou atriz e quer ampliar seus conhecimentos em outras áreas da cena? Então não perde essa chance!

Foto: Rafael Silas

Durante os quatro dias de imersão no mundo dos elementos visuais da cena, a figurinista, diretora e atriz Agrinez Melo (contemplada com o Prêmio APACEPE de Teatro, em 2011 e 2014) e o maquiador Vinícius Vieira (vencedor do Prêmio Cenym do Teatro Nacional, nos anos de 2016 e 2018) farão os alunos vivenciarem os processos de criação para a caracterização da personagem por meio de exercícios teóricos e práticos. “Vamos trabalhar com temas geradores, que são temas que servem como base para a criação de uma personagem. Podemos propor um tópico a partir de um fragmento de um texto dramático, a partir de uma música, por exemplo. Assim, os alunos vão pensar em uma personalidade, em questões socioeconômicas para que, a partir das circunstâncias dadas, possam forjar um ser cênico”, explicou Vinícius Vieira. Além disso, Agrinez destaca os materiais que vai usar para a concepção e confecção dos figurinos: “Eu vou trabalhar muito com material reutilizável. Então vai ser utilizado tudo o que os participantes tiverem em casa: roupa velha, tecidos, coisas que eles acham que não tem nenhuma utilidade. Tudo isso vai ser usado”.

Agrinez e Vinícius também vão abordar como outras formas de acessibilidade temáticas de gênero e sexualidade, questões de etnia e raça. Agrinez, que traz em sua poética de trabalho a matriz africana, vai fazer os alunos pensarem o figurino de acordo com a época, a raça.

Aluna: Tory Millicent
Foto: Rafael Silas

“Porque a acessibilidade não diz respeito só a tornar algo acessível a pessoas deficientes, mas se a gente for pensar de uma forma mais ampla tem a ver com garantir o acesso das pessoas a algum objeto, a algum bem. Dentro dessa perspectiva, a gente acha muito interessante falar dessas temáticas emergentes que tocam em questões étnico-raciais e de gênero e sexualidades”, justificou Vinícius.

Aluna: Darlly Ravanelly mescla cultura drag e oriental
Foto: Rafael Silas

A atividade formativa é realizada por meio da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Serviço
Curso “Introdução à maquiagem e figurino teatral”

Quando: de 25/01 a 28/01 

Horário: das 14h às 18h

Público-alvo: qualquer pessoa, com ou sem experiência na área das artes cênicas

Inscrições gratuitas: de 05/01 a 20/01 (solicitar ficha de inscrição pelo e-mail:  oficinamaquiagemfigurino@gmail.com) – 20 vagas

Onde: Google Meet (atividade remota)

0 comentário
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Related Posts