Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

por Vendo Teatro
0 comentário

Espetáculo “O Mensageiro” -Foto: Shilton Araújo/Divulgação

Por Paulo Ricardo Mendes

Nos dias 19, 20 e 21 de julho acontece o 1º Festival Tramas Negras- Encruzilhadas Artístico Culturais, evento, que tem como proposta exaltar a diversidade artística, cultural, patrimonial e ancestral presentes no bairro do Ibura, localizado na Zona Sul do Recife. Na ocasião, crianças, adolescentes e jovens poderão participar de vivências artísticas, mostra coreográfica, roda de diálogo, entre outras ações espalhadas pelo Compaz Paulo Freire e também no Teatro Hermilo Borba Filho, Paço do Frevo, Museu da Abolição, Museu de Artes Afro-Brasil (MUAFRO) e Ponto de Cultura São Salomão. Todas as ações serão gratuitas, mediante a inscrição.

Entre as ações que serão realizadas no festival está a vivência “Pisada de Terreiro”. A ideia é que os participantes experimentem, por meio das tradições da cultura popular  do Cavalo Marinho e da Ciranda, presentes no bairro, um momento para estimular a criação e o jogo cênico que se dá no encontro das manifestações brincantes. A formação será conduzida pelo bailarino e educador, Daniel Semsobrenome, e tem como público-alvo pessoas acima dos 14 anos. A aula será ministrada no sábado, dia 20 de julho, das 11 às 12h.

Outra opção é a “Vivência Percussiva”. Destinada ao público da primeira-infância e adolescentes, na faixa dos  07 aos 13 anos, a ideia é unir as múltiplas habilidades infantis ao balanço do coco de roda – tradição do calendário nordestino que é Patrimônio Cultural do Brasil.  Utilizando-se do corpo, da voz e da relação com instrumentos, como alfaia e pandeiro, os participantes serão convidados para reverenciar os saberes ancestrais trazendo cantigas de mestras e mestres que são referências nesta brincadeira. A aula será ministrada pelo músico, rapper e percussionista Marcio Rastaman, das 10 às 11h.

A programação inclui sarau poético, roda de diálogo com Gaby Conde e Vilma Carijós, além do espetáculo Edún Ará Sangô e O Mensageiro, de Aline Gomes; Mostra Coreográfica da Cia de dança Evolution Dance; Molejo – Carimbó e dança Afro; True School – Hip hop e Turma do Brinquedançar e Orquestra-Frevo. A programação completa está disponível no Instagram do projeto e os interessados em participar das vivências também devem acessar o link da bio do perfil e fazer a sua inscrição. 

O Festival tem incentivo da Lei Federal Paulo Gustavo por meio do Edital Multilinguagens- Recife Criativo da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife.

Serviço:

Festival Tramas Negras- Encruzilhadas Artístico Culturais

Do dia 19 a 21 de julho

Atividades gratuitas, mediante inscrição.

Link: http://www.instagram.com/tramasnegras

*Conteúdo Incentivado pelo Funcultura

Vendo Teatro – Incentivo Funcultura 2022/2023
Proponente, coordenadora e criadora de conteúdo: Aline Lima
Produção Executiva: Sabrina Pontual
Críticos teatrais: Luiz Diego Garcia
Cleyton Nóbrega
Lucas Oliveira
Gabrielle Pires
Coordenador crítico: Luiz Diego Garcia
Jornalista: Paulo Ricardo Mendes
Designer Gráfico: Allan Martins

0 comentário
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Related Posts