Cena do espetáculo “Alguém pra fugir comigo”. Foto: Maíra Arrais
Por Paulo Ricardo Mendes
Ao todo serão 10 encenações em 4 dias de festival. Além das peças, o evento recebe filmes, exposições e shows.
Já pensou em assistir a um espetáculo teatral rodeado pela natureza? No Semente – Festival de Artes da Gota Serena, essa experiência será possível. O evento surge com o objetivo de cultivar uma aproximação do público com os artistas locais, a partir de apresentações teatrais, shows, performances, filmes/curtas e exposições. Tudo isso, longe do centro urbano, no Camping dos Artistas e na casa Centro da Terra, situada na Zona Rural de Aldeia, entre os dias 14 e 17 de novembro.
O ator e idealizador do Semente, Márcio Fecher conta que a programação se deu a partir dos diálogos estabelecidos com os artistas que acreditam na proposta do evento. “Convidamos pessoas que representam muito bem a sua linguagem artística e que tem um discurso político que dialoga com a ideia do festival”, justifica.
Ao longo dos quatros dias, se apresentarão 10 espetáculos: Mucurana, do Coletivo Grão Comum; Alguém pra fugir comigo, do Resta1 Coletivo de Teatro; A chegada de GODOT, do Coletivo Caverna; pro(Fe)ta, do Coletivo Grão Comum; Sonhos do Palhaço Nuneco; Intervenção Geometrias de Luiz, do Coletivo Caverna; Soledad, do Grupo Cria do Palco; A princesa e o dragão, do Teatro de Bonecos, Amoravida, obra de Mayara Millane e o Mensageiro, interpretado pela atriz Aline Gomes, .
Uma das integrante do Resta1 Coletivo de Teatro, Pollyanna Cabral afirma estar empolgada para apresentar o espetáculo do grupo no festival. “Apesar de já termos levado nossa peça para outros lugares alternativos, estamos felizes em abraçar essa proposta diferente de Sementes: de utilizar várias linguagens artísticas, de forma integrada com a natureza, fomentando uma nova formação de público”, relata.
O projeto é realizado sem patrocínio, e todos os grupos irão participar de forma autônoma. “Os artistas estão indo de forma independente, com o investimento de cada um”, revela Fecher, idealizador da ação. Para Pollyanna essa é uma oportunidade de mostrar a importância de um evento como o Semente para o estado. “É um bom momento também para nos fortalecermos em tempos tão duros para a cultura e as artes”, ressalta.
O festival contará com uma estrutura de teatro (palco, iluminação, som), dentro das possibilidades do espaço, para receber as diversas encenações. Assim como, as apresentações de circo, que será montado um picadeiro, e a de cinema, com um telão. No domingo, por causa da vinda do ex-presidente Lula ao Recife, o festival fará uma transmissão para os interessados, que estiverem no evento, acompanhar o discurso.
O público, por sua vez, poderá desfrutar de alguns serviços oferecidos pelo espaço, como o camping, acesso ao WI-FI, banheiro e serviços básicos de alimentação com opções de comidas regionais gourmet a preço popular. “A ideia é que passem os quatros dias consumindo as obras de artes, trocando experiências e convivendo com os artistas que estarão acomodados no local”, explica Fecher. A expectativa é de um público de 30 pessoas, por dia.
.
.
Confira a programação completa abaixo:
QUINTA (DIA 14)
17:00 ➖ Mucurana
18:20 ➖ Alguém pra fugir comigo
20:00 ➖ Curtas pernambucanos
21:10 ➖ Los Negrones
22:10 ➖ Marcelo e Marília
SEXTA (DIA 15)
17:00 ➖ A chegada de GODOT
17:30 ➖ Caixinha 1′ por pessoa
18:10 ➖ Profeta
19:30 ➖ Recife assombrado
20:00 ➖ Curtas Pernambucanos.
21:00 ➖ Los negrones
21:30➖ Rousi flor de caeté
22:30 ➖ JR BLACK
SÁBADO (DIA 16)
16:20 ➖ Palhaço Nuneco
17:30 ➖ Intervenção Luiz
18:20 ➖ Circus Nigth
20h ➖ SOLEDAD
20:00 ➖ Curtas Pernambucanos.
21:10 ➖ Rubens Santos
21:50 ➖ Pepe
22:30 ➖ Los Negrones
DOMINGO (DIA 17)
16:30 ➖ A Princesa e o Dragão
17:30 ➖ Amoravida
18:30 ➖ O mensageiro
19:50 ➖ Breu
20:50 ➖ Curtas Pernambucanos.
21:50 ➖ Los Negrones
22:50 ➖ Microfone aberto
Serviço:
Semente – Festival de Artes da Gota Serena
Datas: 14,15,16 e 17 de novembro;
Local: Camping dos Artistas e Centro da Terra, PE-18, em Aldeia, na imediações de Abreu e Lima. Cep 53500-000
Ingressos: R$ 20 (público urbano) e R$ 5 (público rural).
Outras informações:
Márcio Fecher -(81) 9.9560-5349 (Whatsapp)
marciofecher2019@gmail.com
.
VEJA TAMBÉM: CRÍTICA AO ESPETÁCULO PA(IDEIA), QUE ESTARÁ NA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL SEMENTE