Espetáculos pernambucanos se apresentam hoje (28) no FNT de Guaramiranga

por Vendo Teatro
0 comentário

Imagem: Divulgação (O Evangelho Segundo Vera Cruz)

Por Paulo Ricardo Mendes

O tradicional Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) nesse ano traz na programação dois trabalhos produzidos por grupos pernambucanos, “Tudo que coube numa VHS”, do Magiluth, às 19h, cuja apresentação via WhatsApp será exclusiva aos selecionados do sorteio, e “O Evangelho Segundo Vera Cruz”, do Teatro de Fronteira, às 21h, onde o público poderá assistir a peça pelo Youtube do festival, do grupo e do Quitanda Soluções Criativas. Vale ressaltar que os dois projetos foram produzidos durante o contexto de isolamento social.

Conhecido por ser um dos mais importantes festivais cênicos do Brasil e pelo intercâmbio entre trabalhos realizados em diferentes estados nordestinos, o FNT chega na 27º edição com o tema “É. Foi. Será. Teatro” e em um novo formato, como forma de se adaptar ao cenário pandêmico e às medidas de segurança. Sendo assim, as atividades do festival serão distribuídas em 4 partes, intituladas Estações, no qual a primeira será totalmente virtual com espetáculos que vão compor a Mostra Nordeste. As apresentações serão realizadas por meio das plataformas digitais (Instagram, YouTube, Spotify e WhatsApp) até o dia 30 de setembro.

Para Rodrigo Cavalcanti, integrante do Teatro de Fronteira, que se apresenta hoje na Mostra, no dia dedicado ao estado de Pernambuco, voltar a programação dois anos depois da estreia no festival está sendo uma experiência muito positiva – devido a importância do evento para as artes cênicas, e nova também – visto ao formato que será apresentado os espetáculos. “Estamos nesse processo de compreensão dessa nova forma de realizar um festival, uma descoberta diária, pois é tudo muito novo para nós, enquanto grupo, e acredito que para os espectadores também, mas estamos felizes com o resultado do trabalho”, relata.

Além dos dois grupos pernambucanos, integram na programação: Coletivo Pico Preto (BA) – “Entrelinhas”; Clowns de Shakespeare (RN) – “Clã_Destin@ – uma viagem cênico-cibernética”; Inquieta Cia (CE) – “Metrópole On-Line”; Caixa Cênica (SE) – “Respire – A ManiFesta”; Teatro de Fronteira (PE) – “O Evangelho Segundo Vera Cruz”; Flecha Lançada Arte (CE) – “Influxo, Líquida, Carcaça”; Paula Yemanjá e Zéis (CE) – “Um São Sebastião Flechado”; Cia Pão Doce (RN) – “A Casatória C’a Defunta”; e Companhia Teatro dos Novos (BA) – “Fragmentos de um Teatro Decomposto”. A curadoria da Mostra foi formada por Celso Curi (SP), Thereza Rocha (CE) e Paula de Renor (PE) e coordenada por Paulo Feitosa (CE).

O FNT é realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a consultoria executiva da Quitanda Soluções Criativas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO INSTA DA @VENDOTEATRO

Serviço:

27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – 1ª Estação: virtual

Dia 26 a 30 de setembro de 2020

As apresentações serão realizadas por meio das plataformas digitais (Instagram, YouTube, Spotify e WhatsApp)

Gratuito

0 comentário
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Related Posts