Espaço Cênicas, localizado no Recife, foi invadido e teve seus equipamentos roubados

por Vendo Teatro
0 comentário

Foto: Divulgação

Por Paulo Ricardo Mendes

Nesta terça-feira (18), a Cênicas Cia de Repertório divulgou no seu perfil do instagram (@cenicascia) que a sua sede, localizada no Recife, foi invadida e saqueada, enquanto o grupo estava de recesso. Entre os materiais roubados estão os equipamentos de luz, mesa de som, escada, fios de iluminação e o condensador do ar-condicionado. O local é palco de inúmeros espetáculos produzidos pelo grupo, como Salmo 91 e Baba Yaga, e já recebeu outras produções de companhias locais e nacionais. Além disso, na Cênicas acontece o curso de teatro promovido pelos próprios integrantes.

No vídeo publicado no instagram, Antônio Rodrigues, um dos responsáveis pelo espaço mostra o prejuízo provocado pela invasão e bastante abalado lamenta o ocorrido “Muita luta e lida para construir um espaço cultural na cidade, ainda mais sem patrocínio. É a nossa história de vida, pra arrancarem da gente desse jeito. Não sei nem o que dizer…”, relata. Na postagem o grupo fala com carinho do espaço e da sua importância cultural “Um lugar que sempre foi sinônimo de arte, cultura e união. Um espaço colaborativo que sempre acolheu tantos projetos, berço de tantas turmas e novos artistas, agora precisa da sua ajuda para se reerguer”.

No final deste mês, entre os dias 29 e 30, o espaço estava se preparando para receber o projeto intitulado “Pequenos Grandes Trabalhos”, uma coletânea de cenas que abordam temas como sexualidade, solidão, violência e amor.

O grupo convoca a população a divulgar o vídeo com a #justiçapelocênicas e cobra da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado de Pernambuco medidas que garantam a segurança e valorização dos centros culturais. “Precisamos de ações urgentes para proteger a nossa história, nossos espaços culturais e garantir a dignidade dos cidadãos. Chega de negligência! Vamos exigir mais segurança, cuidado e apoio para o Cênicas e para todos que fazem da arte e do centro, o coração pulsante do Recife”, pontua na publicação.

A invasão reforça a discussão sobre a segurança na cidade e a preservação dos bens culturais, uma vez que outros equipamentos culturais da cidade passou ou tem passado pela mesma situação, entre eles, o Teatro Valdemar de Oliveira, que tem sido alvo constante de depredação e roubos.

*Conteúdo Incentivado pelo Funcultura

Vendo Teatro – Incentivo Funcultura 2022/2023
Proponente, coordenadora e criadora de conteúdo: Aline Lima
Produção Executiva: Sabrina Pontual
Críticos teatrais: Luiz Diego Garcia
Cleyton Nóbrega
Lucas Oliveira
Gabrielle Pires
Coordenador crítico: Luiz Diego Garcia
Jornalista: Paulo Ricardo Mendes
Designer Gráfico: Allan Martins

0 comentário
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Related Posts