“Quatro Luas”- Foto: Morgana Narjara/Divulgação
Por Paulo Ricardo Mendes
O Festival Palco Giratório desembarca no Recife no próximo dia 16 de maio e 46 espetáculos, de diversos lugares do Brasil, vão se apresentar em diferentes equipamentos culturais, ao longo dos 17 dias de programação. O projeto, criado e realizado pelo Sesc, chega a 26ª edição com uma grade voltada para todas as idades, com opções gratuitas e a preços populares. Além das apresentações, o festival também irá promover debates com os grupos que vão fazer parte da programação, e seminários, com a proposta de debater sobre as produções, formação de público e práticas educativas.
Neste edição, o Palco Giratório vai abordar temáticas que retratam questões em debate na sociedade, a intergeracionalidade, a negritude, a acessibilidade e a inclusão. O público poderá prestigiar 30 peças pernambucanas e mais 16 nacionais, entre elas, “Leci – Brandão – na palma da mão”, do Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), que encerra a primeira noite de programação; “Zaratustra: uma transvaloração dos valores”, do diretor, ator e criador cultural Amir Haddad, que será um dos homenageados, junto com o cantor e diretor musical Maurício Tizumba, que se apresentará com o espetáculo “Herança”.
Entre as produções locais estão “Quatro Luas”, de O Bando Coletivo de Teatro, que vai representar Pernambuco no circuito nacional e se apresentará em 25 cidades do país; “Yerma – atemporal”, “O Peru do Cão Roxo”, do Galpão das Artes; “Miró – Estudo n 2”, do Magiluth; “O Irôko, a pedra e o sol”, do grupo O Poste; “Riso Interior”, do Teatro de Retalhos; “Alguém pra fugir comigo”, do Coletivo Resta 1; e “Enquanto Godot Não Vem”, da Cia 2 em Cena.
A programação também vai contemplar a criançada, com 14 espetáculos voltados para este público, como exemplo, “Mundos – uma viagem musical pela infância dos cinco continentes”; “Seu sol, dona lua”; e “Hélio – o balão que não consegue voar”. O circo e a dança estarão presentes na programação, entre as participações estão o projeto “Circo Science – do mangue ao picadeiro”, da Escola Pernambucana de Circo e “Zenaide Bezerra: um espetáculo para eternizar, da Cia Tradicional Fazendo Arte.
Os espetáculos estarão distribuídos pelos teatros Capiba, Marco Camarotti, Hermilo Borba Filho, do Parque, Apolo, Santa Isabel e Luiz Mendonça, como também, vão circular por espaços alternativos e sedes de coletivos, como Rede Moinho da Ilha, O Poste, Teatro André Filho (Cia Fiandeiros) e Espaço Cênicas, e em lugares abertos ao público, como a Praça do Campo Santo, no bairro de Santo Amaro, no Recife.
Debate e Seminário
No dia seguinte à apresentação, o Sesc vai promover, no Teatro Marco Camarotti ou na Livraria do Jardim, debates críticos abertos ao público com a presença de atores, diretores e produtores. “A proposta é refletir, com entrada liberada ao público, sobre o tema encenado, construções, criações e narrativas”, aponta Rudimar Constâncio, gerente de Cultura do Sesc em Pernambuco.
O Festival contará ainda com o Seminário Nacional de Teatro para as Infâncias no Recife, que terá como tema “Quais as proposições de ontem, de hoje e do amanhã no teatro para as infâncias?”, e vai acontecer entre 20 e 24 de maio na Faculdade Senac (localizada na Rua do Pombal, 56, em Santo Amaro), também com transmissão online. A iniciativa vai homenagear a memória de um dos fundadores da Companhia Fiandeiros de Teatro, André Filho. O evento pretende reunir pesquisadores(as), arte/educadores(as), profissionais de artes cênicas e demais pessoas interessadas no assunto em cinco dias de encontros. As inscrições estão abertas no site do projeto, clicando AQUI e custam a partir de R$ 40.
Já os ingressos para os espetáculos custam R$ 30 (inteira), com direito à meia-entrada, condições especiais para comerciário e dependente, e para conveniado ao Cartão do Empresário, podendo ser adquiridos pelo site do Festival, clicando AQUI. A programação completa do Palco Giratório também está disponível no portal.
Serviço:
Festival Palco Giratório
Data: de 16 de maio a 1º de junho
Informações: https://palcogiratorio.sescpe.com.br/
Ingressos: vendas antecipadas pelo site e, no dia do evento, na bilheteria de cada teatro (sujeito à disponibilidade)