Foto: Felipe Souto Maior – Divulgação.
Por Bruno Araújo
O Cine PE, uma das vitrines do audiovisual brasileiro se inicia na noite desta quinta-feira (6). Com o tema “Ver, Ouvir, Sentir”, o festival faz uma homenagem à conexão profunda e multifacetada entre a música e o cinema. Na noite de abertura, o palco do Teatro do Parque recebe um concerto sinfônico da Orquestra Bravo, trazendo releituras de músicas famosas da sétima arte sob a batuta do maestro Dierson Torres.
Nesta edição, o Cine PE recebeu um número recorde de inscrições: foram 982 produções submetidas, superando o ano anterior, que recebeu 752 propostas, entre curtas e longas-metragens. Dos quase mil inscritos, 5 foram selecionados para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens, 8 filmes integram a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos, e 15 produções compõem a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais.
Realizado por Sandra e Alfredo Bertini, o 28º Cine PE traz na curadoria dos filmes, três profissionais ligados ao audiovisual: a crítica de cinema, jornalista, criadora e editora-chefe do site Nervos, Nayara Reynaud; o crítico e programador do circuito Cine Materna, Edu Fernandes; e, em sua primeira participação como curadora do Cine PE, a professora, consultora de roteiro e crítica de cinema Carissa Vieira, colunista do site Cinem(ação). De acordo com os curadores, dos 28 títulos selecionados para as Mostras Competitivas, 15 são inéditos no Brasil. São 6 curtas nacionais e 4 curtas pernambucanos, além dos 5 longas-metragens, que fazem sua estreia oficial no festival.
O Júri Oficial de cada categoria das Mostras Competitivas será constituído por cineastas, críticos, pesquisadores e artistas com comprovada experiência, responsáveis por indicar os vencedores do Troféu Calunga. As categorias de longa-metragem incluem Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som e Melhor Montagem, enquanto as categorias de curta-metragem premiam Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som e Melhor Montagem.
Além das categorias premiadas pelo Júri Oficial, cabe ao público selecionar os vencedores do Júri Popular. Ao final de cada noite de exibição, os espectadores poderão entrar no site oficial do festival, o festivalcinepe.com.br, para votar em seus favoritos. A plataforma servirá como um agregador de informações sobre o evento e contará com a ficha técnica de todos os filmes.
Seguindo a tradição desses 28 anos de jornada, o Cine PE rende homenagem a atriz, cantora e empresária, Tânia Alves. No âmbito educacional, como de costume, o festival reunirá alunos de escolas públicas municipais e estaduais para duas sessões especiais dentro da programação do evento. A Mostra Infantil, fora da competição, acontece nos dias 13 e 14 de maio, no cinema do Teatro do Parque, e exibe os filmes “A Fada do Dente”, de Caroline Origer e “Coração de Fogo”, de Laurent Zeitoun e Theodore Ty.
Para consultar a programação completa do festival, clique aqui.
SERVIÇO – 28º Cine PE – Festival do Audiovisual
De 6 a 11 de junho de 2024
SESSÕES
Cine-Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81 – Boa Vista – Recife – PE)
A partir das 19h
Entrada gratuita www.festivalcinepe.com.br
DEBATES
Hotel Beach Class Convention (R. Maria Carolina, 661 – Boa Viagem – Recife – PE)
(81) 3201-7000
A partir das 9h
Entrada gratuita
MOSTRA INFANTIL
13 e 14 de maio, às 14h, no Cinema do Teatro do Parque
Escolas Públicas da Prefeitura da Cidade do Recife