Espetáculo: “Bichos Dançantes”. Foto: Divulgação.
Por Paulo Ricardo Mendes
Entre os dias 11 e 19 de dezembro o público poderá conferir a Mostra Brasileira de Dança, que neste ano, acompanhando o avanço da vacinação e a reabertura dos teatros, será realizada no formato presencial, mas seguindo todo o protocolo de segurança sanitário. A programação conta com espetáculos de diversos lugares do brasil e ao longo dos novos dias da Mostra, eles irão se apresentar no palco do Teatro do Parque, Teatro Luiz Mendonça e Teatro Santa Isabel. Além dos grupos de dança, a Mostra contará também com oficinas gratuitas.
Ao todo serão 11 atividades culturais que irão compor a grade da MBD, entre elas estão a Focus Cia de Dança (RJ), com o espetáculo “As canções que você dançou para mim” e “Bichos Dançantes”; o Grupo Experimental de Dança (PE) que traz “Conceição em nós”; Marcos Katu Buiati e Edson Beserra (DF) apresentam “Velejando Desertos Remotos”; e o Grupo Destramelar (PE) exibe o “DNA do Frevo”. As oficinas que serão realizadas são: Jazz Dance, com Daphine Araújo; Videodança Etc, com Marcelo Sena; Dramaturgias em Dança: o que podem ser?, com Edson Beserra.
Uma das novidades desta edição é a Noite de Gala, que será realizada no Teatro do Santa Isabel, no último dia da Mostra. A ocasião contará com três apresentações de grupos de dança, sendo eles: o Ballet Cláudia São Bento (PE), que abre a noite com o “Suíte do Ballet Coppélia”, depois, ” Suíte ao Ar”, do Grupo Endança (PE) e fechando com chave de ouro, “Quebra Nozes II Ato”, da Cia Fátima Freitas (PE). Vale ressaltar que esta celebração tem como objetivo principal incentivar a presença das academias de dança da cidade.
Os ingressos para os espetáculos estão sendo vendidos na plataforma do Sympla e podem ser encontrados clicando AQUI ou nos teatros, comprando com duas horas de antecedência da apresentação. A inteira está custando R$ 30 com direito a meia-entrada R$ 15.
O evento conta com a parceria do Paço do Frevo e Ária Social, patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura, e do Governo do Estado de Pernambuco, com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura- FUNCULTURA.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO:
ESPETÁCULOS
11/12 (sábado), 20h, no Teatro do Parque – As canções que você dançou para mim
12/12 (domingo), 11h e 16h, no Teatro do Parque – Bichos Dançantes
15/12 (quarta-feira), 19h, no Teatro do Parque – Conceição em Nós
16/12 (quinta-feira), 20, no Teatro Luiz Mendonça – DNA do Passo
17/12 (sexta-feira) , 20h, no Teatro Luiz Mendonça – Velejando Desertos Remotos
19/12 (domingo), a partir das 18h30, no Teatro de Santa Isabel – Noite de gala
OFICINAS:
13/12 (segunda-feira), 10h, Ária Social – Workshop de Jazz Dance
14/12 (terça-feira), das 09h às 17h, no Ária Social – Videodança Etc
16/12 (quinta-feira), das 14h às 16h, no Paço do Frevo – Dramaturgias em dança: o que podem ser?
Serviço:
16º Mostra Brasileira de Dança (MBD)
Entre os dias 11 e 19 de dezembro
Local: Espetáculos (Teatro do Parque, Teatro Santa Isabel e Teatro Luiz Mendonça); Oficinas (Ária Social – Av. Ayrton Senna da Silva, 748, Piedade, Jaboatão dos Guararapes/ Paço do Frevo – Rua da Guia, S/N, Recife).
Ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos no Sympla, disponível no site do evento AQUI ou presencial nos teatros duas horas antes da apresentação. As oficinas são gratuitas, inscrições no site da Mostra.