FOTO: COSTA NETO/DIVULGAÇÃO MATÉRIA: SABRINA PONTUAL
O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgou no último dia 29 a abertura das inscrições para o 30° Festival de Inverno de Garanhuns.
O FIG, que acontece anualmente no município de Garanhuns, no Agreste do Estado, é considerado um dos maiores eventos de multi-linguagens culturais do Norte/Nordeste, e há 02 anos não pôde ser realizado devido aos critérios sanitários estabelecidos mediante a pandemia de Covid-19. Este ano de 2022 os circuitos artísticos voltam a acontecer, com promessas de intensa programação comemorando sua 30ª edição.
“A Fundarpe precisou se antecipar para que tudo estivesse pronto para a realização do FIG. Já em fevereiro deste ano, abrimos licitações para contratação de empresa especializada em locação, montagem, manutenção e desmontagem dos palcos, sonorização e iluminação do Festival. Este edital de convocação de propostas é outro passo importante, fundamental para a construção da grade artística do FIG, um evento que completa 30 edições e sempre foi marcado pela alta qualidade das atrações”, pontua Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe desde 2019.
As inscrições para o Festival de Inverno de Garanhuns 2022 iniciam na próxima quinta-feira, dia 07 de abril, e devem ser realizadas exclusivamente de forma online através do site Prosas. Podem participar do processo seletivo pessoas físicas, jurídicas, grupos ou coletivos e microempreendedores individuais (MEI) de todo o território brasileiro, desde que comprovem atuação nas atividades artísticas e culturais a que se propõem.
Os participantes devem ter cadastro na plataforma Prosas e enviar os documentos e formulários previstos em edital até às 17:59h (horário de Brasília) do dia 30 deste mesmo mês. A publicação do resultado final das propostas classificadas deve ser divulgada até o dia 03 de junho, e o Festival tem a realização prevista na segunda quinzena de julho deste ano.
Serão aceitas inscrições em atividades artístico-culturais dos segmentos: Artes Visuais, Audiovisual, Artes Circenses, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Teatro.
O Edital e seus anexos, assim como mais informações, podem ser obtidos na própria plataforma Prosas e no Portal Cultura PE.