Por Zé Lucas Bastos
Na tarde de hoje (08/9), a organização do festival Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE) publicou a lista dos espetáculos selecionados para compor a programação da 28ª edição do evento. Programado para acontecer de forma presencial entre os dias 12 e 30 de janeiro de 2022, o JGE contará com 16 produções dividias nas categorias: Teatro, Música, Dança, Circo e Regionalização.
A seleção dos trabalhos inscritos ficou sob responsabilidade da Comissão de Seleção que, este ano, foi formada por reconhecidos representantes das artes de Pernambuco: Caroline Arcoverde, Cira Ramos, Didha Pereira e Mônica Feijó, com participação da Gerência de Programação do festival, tríade composta por Paulo de Castro, Carlos Carvalho e Paulo de Pontes. Para validar a participação de um espetáculo na 28ª edição do JGE, os jurados levaram em consideração critérios como qualidade artística e técnica e potência de diálogo com a atualidade.
Vale lembrar que, por causa da pandemia e à consequente redução na produção recente de shows e espetáculos, a organização decidiu aceitar propostas de espetáculos não-inéditos no festival. Contudo, segundo a assessoria, apenas os 3 trabalhos da categoria Dança já estiveram na grade de programação de edições anteriores. Os outros 13 espetáculos que completam a lista dos aprovados estão concorrendo ao Prêmio Copergás de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco.
Confira os selecionados!
– Teatro: Loré (Noz Produz, Recife), Salto (Bote de Teatro, Recife), Medusa Musa Mulher (Fabiana Pirro, Recife), Borogodá! Ao Som de Reginaldo Rossi (Nível 241, Recife)
– Música: João Fênix em Gotas de Sangue (Recife), Charles Theone em Forró Colorido (Recife), Babi Jaques e Lasserre em SóiS (Recife)
– Circo: Picadeiro Pernambuco (Trupe Carcará, Cabo de Santo Agostinho), Enquanto Godot Não Vem… (Cia 2. em Cena, Recife), Mary En Virtual Mood (Cia Animée, Recife)
– Dança: DNA do Passo (Grupo Destramelar, Recife), O Homem do Sambaqui (Cia Trapiá de Dança, Recife), Tijolos de Esquecimento (Acupe Grupo de Dança, Recife)
– Regionalização: Histórias para Voar (Centro de Criação Galpão das Artes, Limoeiro) – Teatro para Infância e Juventude, Gabi da Pele Preta (Caruaru), MúsicaAs Severinas em Xamego de Fulô (São José do Egito) – Música