Delivery Dramatúrgico: Projeto entrega E-book com histórias e atravessamentos vividos na pandemia

por Vendo Teatro
0 comentário

Foto: Divulgação

Por Paulo Ricardo Mendes

Diante do surgimento da pandemia muitos setores precisaram se adaptar para sobreviver em meio ao distanciamento social; nesse cenário os home offices ganharam força e os deliverys se fortaleceram, consolidando-se como uma das formas mais viáveis, rápidas e seguras de entrega de um produto ou serviço. Foi se apropriando desse conceito que seis dramaturgues de cinco grupos de teatro pernambucanos decidiram criar o Delivery Dramatúrgico, projeto que sucedeu na produção de um e-book, que pode ser encontrado de forma gratuita no instagram @deliverydramaturgico ou clicando AQUI.

A iniciativa surge como uma ferramenta de estudo da engrenagem dramatúrgica, a partir do cenário pandêmico e nos atravessamentos que esse período trouxe para os integrantes. “O processo se deu de forma livre e espontânea após conversas com a equipe, de forma remota, no qual, cada um focou em uma narrativa, mas todas elas se encontraram em algum momento”, explica Halberys Morais, integrante do projeto e do grupo Grupo São Gens e Iyá Orun. Além dele, participam do livro digital Anderson Leite (Grupo São Gens), Emmanuel Matheus (A construção do ator), Leandro Navarrete (Cia N.A.V.A. de Teatro), Raphael Gustavo (Cia Experimental de Teatro) e Rodrigo Dourado (Teatro de Fronteira).

O projeto resultou em seis dramaturgias, uma pensada para a infância e juventude e cinco para o público adulto. Entre os temas abordados no e-book encontram-se: política, saudade, homossexualidade e a experiência do espectador com o teatro on-line. “A minha dramaturgia intitulada ‘Marionetes’, por exemplo, surge com o propósito de investigar e documentar esse momento que estamos vivendo, como a questão do auxílio emergencial, a saída dos ministros da saúde. Têm muitas histórias e acredito que as pessoas ao ler vão se identificar bastante”, pontua Morais.

Os textos estão disponíveis para a realização de montagens até o dia 17 de abril de 2022, podendo utilizá-lo gratuitamente, desde que integre grupos de teatro pernambucanos. De acordo com Morais um dos objetivos do livro é difundir e defender a dramaturgia autoral pernambucana. “Esperamos que dessa forma possamos cada vez mais incentivar o consumo das produções locais “, ressalta. Para montagens com patrocínio, leis de incentivo e demais subsídios, a negociação se dará em comum acordo com os respectivos autores.   

O Delivery Dramatúrgico tem o patrocínio da Lei Aldir Blanc através do Edital de Criação, Fruição e Difusão do Governo do Estado de Pernambuco. 

0 comentário
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Related Posts