Inscrições para demonstração de pesquisa “Dramaturgia dos Orixás” finalizam nesta quarta-feira (20)

por Vendo Teatro
0 comentário

Foto: Talles Pedrosa

Por Paulo Ricardo Mendes

Pesquisadores interessados em expandir os novos horizontes da criação cênica e participar de uma vivência imersiva na temática da cultura afrobrasileira tem até esta quarta-feira (20) para se inscrever na pesquisa “Dramaturgia dos Orixás: possibilidades de novas narrativas para um corpo negro em cena”, promovido pela atriz, diretora e pesquisadora de teatro Agrinez Melo, com incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

O projeto, que acontece nos dia 20, 21 e 22, de forma gratuita e online (através das plataformas YouTube e Google Meet), tem o intuito de aproximar os inscritos nos princípios que compõem a pesquisa de Agrinez, abordar questões ligadas ao imaginário de orixás como Xangô, Ogum, Iemanjá e Iansã; e de figuras como Pretos Velhos, Pombagiras e Caboclos; assim como, expressões religiosas marginalizadas. Além disso, a pesquisa destina-se também a possibilitar uma rica fonte de conhecimento sobre o assunto, para que possa servir de base e referência nas performances cênicas desses participantes.

O cronograma será distribuído da seguinte forma: primeiro dia, via YouTube ocorrerá a exibição de documentário e bate-papo coma atriz Agrinez Melo; nos outros dias, o encontro será no Google Meet, no qual os participantes, com orientação da pesquisadora, utilizarão técnicas em cima de textos e letras de música para experimentar o conceito na prática.

“A vivência discute, sim, a existência do corpo negro na cena e sua ancestralidade, mas é aberto a qualquer pessoa que queira pesquisar em cima desse universo. A intenção é que mais pessoas possam aprender a criar cenas a partir da cultura negra” enfatiza Agrinez.

Ao todo serão 15 vagas disponibilizadas para essa imersão, destinadas à artistas, pesquisadores cênicos e público em geral que tenham interesse em conhecer e mergulhar nesse processo da pesquisa. Os participantes receberão um certificado ao término dessa vivência. Para obter outras informações e realizar a inscrição envie o e-mail manifestando o interesse para: agrinez@gmail.com.

SERVIÇO:
Demonstração de pesquisa  “Dramaturgia dos Orixás: possibilidades de novas narrativas para um corpo negro em cena” (com acessibilidade)
20 de janeiro – 19h às 21h, no canal I Pele Ti O Dun, no YouTube
21 e 22 de janeiro – 14h às 16h, via Google Meet
Inscrições gratuitas: até 20 de janeiro, pelo e-mail agrinez@gmail.com.  
15 vagas disponíveis. Haverá certificado aos participantes.

0 comentário
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Related Posts